Emmanuel Petit
Nome: Emmanuel Laurent Petit
Data de Nasc.: 22/09/1970 (40 anos)
Local do Nasc.: Dieppe, França.
Posição: Volante/Zagueiro/Lateral-Esq/Meia-Esq.
Altura: 1,85
Peso: 79 kg
Pé: Canhoto
Clubes:
AS Monaco (88-97 / 222j / 4g), Arsenal (97-00 / 85j / 11g), Barcelona (00-01 / 23j / 1g), Chelsea (01-04 / 55j / 2g).
Seleção:
França (90-93 / 63j / 6g).
Títulos:
AS Monaco: Coupe de France (91) e Ligue 1 (97).
Arsenal: Premier League (98) e FA Cup (98).
Seleção: Copa do Mundo (98), Legião da Honra (98) e Eurocopa (00).
Carreira
O volante não estava entre os grandes jogadores da seleção francesa de 98, mas ficou marcado na história do futebol como o autor do terceiro gol francês contra a seleção brasileira, na final da Copa daquele ano.
Petit começou a carreira no Monaco, em 1988, na época comandado pelo técnico Arsène Wenger. No ano seguinte conquistou a Copa da França, título que ganhou também em 1991. Pelo time francês, foi campeão nacional em 1997.
Em 1997, Arsène Wenger dirigia o Arsenal, e pediu a contratação do volante. No time inflês, formou dupla com o outro francês: Patrick Vieira. Pelos Gunners, logo na primeira temporada, foi campeão inglês e da Copa da Inglaterra.
Emmanuel passou mais duas temporadas, não tão brilhantes, com o Arsenal. Na última, após ouvir insultos racistas da torcida doAston Villa FC direcionados a Vieira, mostrou o dedo médio aos torcedores rivais, fato que lhe rendeu uma multa e uma suspensão.
Petit atuou pelo Barcelona, em 2000, onde formava o meio campo com o atual técnico do Barço, Pepe Guardiola. No ano seguinte, voltou para a Inglaterra para atuar ao lado de Lampard, no Chelsea.
Manu teve atuação destacada na vitória de 2 a 1 contra o Liverpool, que garantiu ao time participação na Liga dos Campeões da UEFA, vaga que o Chelsea não via desde antes de sua chegada.
No primeiro jogo do Chelsea pela Liga dos Campeões de 2004, Petit pediu substituição no intervalo. Posteriormente descobriu-se que havia sofrido uma lesão do ligamento cruzado, e passou todo o resto da temporada tentando recuperar-se da mesma.
Em Julho do mesmo ano, o Chelsea liberou o atleta para procurar outro clube. Enquanto treinava no Bolton, Petit descobriu que seu joelho necessitava de outra operação. O prognóstico médico alertava que ele talvez nunca mais recuperasse a forma e assim, com 35 anos, Emmanuel Petit aposentou-se.
SELEÇÃO FRANCESA
Disputou a Copa do Mundo de 1998 e de 2002. Também disputou a Eurocopa de 1992 e de 2000.
Na Copa de 98 teve atuação brilhante, ganhando a vaga de titular numa disputa contra Christian Karembeu, Alain Boghossian e Patrick Vieira.
Fez dois gols: um contra a Dinamarca, que foi o gol da vitória por 2 a 1, num poderoso chute de fora da área, e o terceiro gol contra o Brasil na vitória de 3 a 0 na final, num contra-ataque iniciado por ele e após tabelar com Vieira e Christophe Dugarry.
Ao chegar no Arsenal, Petit formou uma dupla de volantes excelente com Patrick Vieira. |
Petit vestindo a camisa do Barcelona. |
Em sua biografia, "Á flor da pele", Petit critica o nem tão amigo Zidane. |
Parceiros em 98, Zidade e Petit não se falam atualmente. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário